Marketing de conteúdo: Aprenda mais sobre

Descubra o que é marketing de conteúdo, suas estratégias, benefícios e exemplos reais. Conecte sua empresa aos clientes de forma inteligente e leve.

Compartilhe esse post
share
Publicado por
Eduardo Pires

Quando se fala sobre marketing de conteúdo, muito do que se pensa é sobre uma mera maneira de se promover uma matéria, seja com anúncios ou com técnicas baratas de divulgação de alguma página web.

Muito além disso, o marketing de conteúdo é a nova maneira que o mercado em todo o planeta funciona para conectar os clientes com a empresa, de forma leve, intuitiva e bastante criativa.

Marketing de Conteúdo. Reprodução: Navo.
Marketing de Conteúdo. Reprodução: Navo.

Descubra agora o que é o marketing de conteúdo, alguns exemplos aplicados por empresas e os seus benefícios, tanto para a maximização dos lucros da empresa, como na geração de uma sociedade mais disposta e funcional.

O que é o marketing de conteúdo

Existem várias formas de se promover uma marca ou empresa, seja através de anúncios pagos vinculados na televisão, seja através da geração de valor por meio de um conteúdo web relevante e que faça sentido com as demandas dos clientes.

O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias, técnicas e práticas aplicadas através no universo digital de uma empresa com o objetivo de atrair o público-alvo da mesma de maneira inteligente, diferente, fluida e leve. 

Através de campanhas conjuntas entre a organização e os usuários, métodos de captação de um visitante em um lead e a promoção da marca na internet são uma das formas de se investir num bom marketing de conteúdo.

Como não fazer um marketing de conteúdo inteligente

As empresas de todo o globo sempre buscaram uma forma de atrair seus futuros clientes e, para isso, todo tipo de propaganda e divulgação foram criadas. Daí, surgiram as boas ideias, e também as más ideias, e é por isso que o marketing de conteúdo foi criado.

Antigamente, se uma empresa quisesse vender um produto, o seu foco principal era na produção e distribuição, com a disposição de lojas físicas onde os clientes pudessem ir. E era só isso. Não havia sequer divulgação, e quando feita, era de uma forma totalmente burocrática, sem vida e nem um pouco criativa.

reproducao conal contabilidade 3
reprodução: Conal Contabilidade.

Num planeta onde ainda havia poucas opções e variedades de produtos e serviços para o cliente, a necessidade de se criar um marketing inteligente e perspicaz não existia tanto assim.

Porém, hoje em dia, com a multiplicidade de ofertas de empresas de todos os tipos e de todos os lugares do mundo, é preciso que a marca tenha disponível todo o tipo de promoção e divulgação da sua empresa. E, para isso, existem ferramentas aliadas ao marketing de conteúdo, como o Inbound Marketing, o SEO e o investimento na conversão dos leads.

Inbound Marketing

Em tradução livre, o marketing de atração engloba todas as estratégias possíveis para se atrair um cliente. No inbound marketing, é o cliente que se atrai pela empresa, através dos valores que ela defende, da sua importância e relevância para a sociedade e a forma leve e descontraída com que ela trata seus visitantes e clientes.

Portanto, o marketing de conteúdo é uma das formas do marketing de atração. Enquanto o inbound marketing é mais amplo ao envolver todo tipo de estratégia de atração, o marketing de conteúdo é mais específico em técnicas de comunicação direta com o visitante e futuro cliente.

SEO

O Search Engine Optimization, sigla para Otimização de Mecanismos de Busca é tudo aquilo que envolva a funcionalidade de uma página web, seja na criação de conteúdo relevante e atraente para o usuário, na estruturação dos textos, na promoção da marca fora da página, seja na formulação do site para que o mesmo apareça sempre no topo das pesquisas nas páginas de busca como o Google e o Bing, por exemplo.

Com o nascimento dos buscadores e seus algoritmos com regras específicas de ranqueamento, o SEO nasceu, focado justamente em compreender quais as demandas do sistema do site de busca, para estruturar uma página web que aproveite o máximo do algoritmo e faça com o que o site trabalhado se destaque sempre na listagem.

Leads

O sonho de toda empresa é que os seus visitantes, atraídos e convencidos pelo marketing e respeitabilidade da empresa consumam seus produtos e serviços da maneira mais eficaz e funcional possível.

Para isso, a estratégia dos leads foi criada. Um lead é todo aquele potencial cliente de uma marca que previamente teve o contato com a empresa. Uma coisa é a empresa atrair a atenção de um visitante, outra é convertê-lo para um lead, e daí para um futuro cliente.

Existem várias formas de se obter essa conversão. A mais famosa das estratégias é o funil de vendas. No funil, a base de maior proporção é onde se concentra os visitantes da empresa, onde a maioria apenas terá um contato superficial com a empresa. A ideia do funil é selecionar, com a maior eficácia possível, o público-alvo da marca, para trazê-lo de um mero visitante para um lead e, a partir daí, convencê-lo a se tornar um cliente.

Exemplos de marketing de conteúdo inteligente

Como dito acima, existem diversas formas de se promover uma marca; muitas das formas de divulgação de uma empresa se mostraram eficazes e são aplicadas até os dias de hoje, porém, há outras ideias que se mostraram um verdadeiro fiasco em seus objetivos.

findstack 3
Reprodução: Findstack.

Abaixo, você verá exemplos inteligentes na aplicação de um bom marketing de conteúdo e descobrirá que, apesar do termo ter sido cunhado recentemente, boas estratégias de divulgação de uma marca já existiam há muito tempo atrás, e muitas dessas ideias são utilizadas até os dias atuais.

1- Redbull e o investimento em esportes

A famosa empresa dos energéticos inovou na forma de promover a sua marca de uma maneira bem inteligente. Ao analisarem mais de perto o perfil de seus consumidores, a empresa percebeu que havia um grande interesse do público em esportes, filmes e música.

Diante disso, a marca passou a investir fortemente em vários praticantes de esportes, sobretudo os mais radicais. Além disso, em sua página oficial na internet, o Redbull promove vários documentários e séries esportivas, sempre voltadas ao tipo de conteúdo preferido dos seus clientes.

2- The Furrow e o princípio do marketing de conteúdo

The Furrow é o nome da revista criada pela empresa de máquinas agrícolas JohnDeere em 1895. O periódico trazia informações sobre o universo da agricultura, técnicas de plantio e colheita, como fazer determinada coisa e por aí vai.

A estratégia era bastante sutil: A empresa, em nenhum momento, se promovia diretamente nas publicações da revista. Ao trazerem conteúdo relevante e de qualidade para os leitores (que orbitavam o mesmo universo do perfil de consumidores da empresa) a JohnDeere passou a receber os créditos e a respeitabilidade por ser uma empresa que se preocupa com seus clientes passou a crescer de maneira avassaladora, como nunca antes.

3- Michelin e o seu guia

Uma ideia bastante perspicaz, porém bastante interessante, criativa e que se mostrou extremamente funcional foi a aplicada pela empresa de pneus Michelin, em 1900. O guia Michelin era um folhetim que trazia várias informações turísticas sobre determinada região, como os melhores hotéis, restaurantes e regiões para se conhecer daquela cidade.

O intuito? Fazer com o que a pessoa passasse a utilizar cada vez mais o seu automóvel, o que gastava mais rápido os pneus e, dessa forma, como guia carregava o nome da empresa, o primeiro lugar onde o futuro cliente pensaria em trocar seus pneus seria com a Michelin.

Nem é preciso dizer que a ideia deu tão certo, que várias empresas começaram a adotar estratégias semelhantes e o princípio dessa técnica de marketing de conteúdo é visto até os dias de hoje. 

Que tal contratar um serviço de marketing de conteúdo?

Se você se interessa por algum tipo de produto ou serviço, seu desejo é encontrar uma empresa que forneça o que você procura de maneira fácil, rápida, leve e natural. 

Se conectar com uma marca, com seus princípios e valores é uma das formas de engajar o público para colaborar junto com a organização, o que faz com que tanto o cliente quanto a empresa cresçam, de maneira orgânica e fluida.

Reproducao iconscout 2 3
Reprodução: Iconscout.

O universo digital, conectado e dinâmico pede por inovação. O marketing de conteúdo é a resposta para o universo que vivemos hoje. Por que não contratar uma consultoria de marketing de conteúdo com o que há de melhor no mercado disponível hoje em dia? Não fique de fora dessa revolução virtual e esteja na frente agora mesmo! Venha fazer parte da MMCafé hoje mesmo!

CONTRATAR UM SERVIÇO DE MARKETING DE CONTEÚDO AGORA

Mais artigos

Blog Image
Date
28.10.2024
Intranet: Como funciona e suas funções-chave!

Entenda como a Intranet funciona e suas funcionalidades para otimizar comunicação, colaboração e produtividade na sua empresa com a MMCafé

Blog Image
Date
25.10.2024
Transformação Digital na Comunicação Interna

Descubra como a Transformação Digital revoluciona a Comunicação Interna. Otimize processos, engaje equipes e impulsione sua cultura com a plataforma MMCafé.

Blog Image
Date
24.10.2024
Intranet MMCafé: 3 Vantagens para RH e Comunicação

Descubra 3 benefícios essenciais da intranet corporativa da MMCafé para otimizar sua comunicação interna, engajar colaboradores e centralizar informações.