Skip to main content

Outubro rosa + 10 ações de endomarketing para aplicar na sua empresa

Outubro Rosa: Se pensarmos em termos estatísticos, podemos afirmar que o câncer é a doença crônica mais curável atualmente. Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente.

Mesmo assim, o câncer ainda é a segunda maior causa de mortes, sendo o câncer da mama atualmente o tipo que mais mata mulheres em todo o mundo. Segundo pesquisas, uma em cada oito poderá desenvolver essa doença ao longo da vida. E com os exames de prevenção, o número de casos solucionados tende a aumentar cada vez mais nos próximos anos.

Considerando essas questões, surgiu o movimento Outubro Rosa, que visa conscientizar mais e mais mulheres a respeito dos cuidados que podem (e devem!) ter, já que quanto mais precoce for o diagnóstico a respeito dessa doença, maiores são as chances de cura.

OUTUBRO ROSA – O QUE É?

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

COMO SURGIU?

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

SOBRE O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA

  •  Hábitos de vida não saudáveis: ingestão de bebidas alcoólicas, sedentarismo, ter sobrepeso, fumar, etc;
  • Menstruação precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (após 55 anos);
  • Uso de contraceptivos com altas doses hormonais, por período prolongado;
  • Nuliparidade (não ter filhos);
  • Primeira gravidez após os 30 anos de idade;
  • Predisposição genética.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE AS MULHERES PRECISAM TER?

  • Toda mulher deve realizar o auto exame das mamas, podendo ser no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano;
  • Exame clínico anual das mamas para mulheres de 40 a 49 anos, por profissional da saúde especializado. Em caso de achados anormais, mamografia deverá ser prescrita;
  • Mulheres de 50 a 69 anos devem realizar mamografia a cada dois anos (quando não há sintomas).

COMO É O AUTOEXAME A SER REALIZADO PELA MULHER?

Outubro Rosa
Outubro Rosa – Imagem: site Oncominas.med.br

OUTUBRO ROSA: COMO MINHA EMPRESA PODE ADERIR AO MOVIMENTO?

As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas de Outubro Rosa. Conscientizar os colaboradores é uma ação que irá aumentar os cuidados com a prevenção das mulheres, além de fazer com que as funcionárias sintam-se percebidas e valorizadas.

Disponibilize na sua Intranet materiais com orientações a respeito da prevenção contra o câncer de mama ou mesmo contrate palestrantes para que discorram a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção. Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.

Na Intranet MMCafé você conseguirá armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito da campanha Outubro Rosa.

AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O OUTUBRO ROSA

– Ilumine a entrada da empresa com a cor rosa ou adicione um banner temático no local de maior destaque, por onde a maior parte dos colaboradores circulam;

– Ofereça uma consulta de check up ginecológico, em parceria com o plano de saúde ou outras operadoras, com a possibilidade de fazer exames como ultrassonografia ou Papanicolau;

– Promova o Pink Day – data em que todos os colaboradores vestem a cor rosa. É possível fazer essa ação mesmo em Home Office, incentivando que os funcionários utilizem vestimentas dessa cor em uma data pré combinada;

– Tematize a sua Intranet: customize banners e templates na cor rosa, vestindo a plataforma de comunicação interna da sua empresa com a campanha Outubro Rosa;

– Brindes personalizados: presenteie as colaboradoras com itens que remetam ao autocuidado, tematizados com frases relacionadas ao Outubro Rosa e pequenos lembretes para que a mulher cuide de sua saúde;

– Balões surpresa: encha de ar bexigas rosas e insira dentro de cada uma delas frases de autocuidado, para que as colaboradoras sintam o ambiente decorado e também possam participar de uma dinâmica estourando as bexigas, sendo contempladas com as frases e, por que não, alguns brindes;

– Café da manhã temático: que tal providenciar um momento de união com um café da manhã todo decorado com a cor rosa e frases com orientação para as mulheres em relação ao autocuidado com a saúde?!

– Histórias Inspiradoras: Divulgue na intranet, histórias inspiradoras de mulheres que venceram o câncer de mama e promova a compreensão de que a prevenção é a melhor opção e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura;

– Outubro Rosa Social: Uma forma ainda mais impactante e gratificante de evidenciar a importância da campanha é através de ações sociais, promovendo doações à instituições que existem para ajudar esta causa;

– Inspire o Voluntariado: Através da Intranet ou Murais, você pode divulgar instituições e grupos de voluntários que trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas, informando como ajudar e participar.

Ou então, divulgar como ajudar as ONGs e instituições que contribuem com o movimento e de que forma realizar as doações.

Estas foram algumas dicas de ações de endomarketing que podem ser feitas para sua empresa conscientizar ainda mais os colaboradores a respeito do Outubro Rosa.

Fique atento para mais conteúdos, disponibilizados em nosso blog semanalmente.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
[gravityform id=”6″ title=”false” description=”false” ajax=”true” tabindex=”49″ field_values=”check=First Choice,Second Choice”]