Dezembro Vermelho, ações de endomarketing e conscientização
Dezembro Vermelho, ações de endomarketing e conscientização
Criada em 1987 pela ONU e adotada no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1988, a campanha Dezembro Vermelho veio para trazer conscientização à população sobre os cuidados e prevenção em relação ao HIV, além de transmitir solidariedade e compreensão aos soropositivos.
Como prevenir a AIDS
- Utilizar preservativo durante as relações sexuais;
- Ao utilizar seringas ou agulhas, dê preferência para as descartáveis ou esterilize bem antes do uso;
- Ao manipular feridas ou líquidos corporais, utilizar luvas para impedir o contato;
- Antes de realizar uma transfusão, testar o sangue e hemoderivados, identificando que não contenham o vírus
Perigos
A pessoa infectada tem seu sistema imunológico prejudicado pelo vírus e com isso o mesmo tem grandes dificuldades de lutar contra invasores que causam a doença, também deixando o organismo bastante suscetível a outras infeções.
Formas de contágio
- Relações sexuais;
- Transfusão de sangue;
- Materiais infectados que perfuram ou cortam a pele;
- Gravidez e amamentação;
Formas de não contágio:
- Picada de insetos;
- Saliva, lágrima, suor e espirro;
- Contato físico;
- Compartilhar talheres, pratos, copos;
- Troca de carícias (abraços, beijos, aperto de mão);
- Compartilhar banheiro, vaso sanitário, sauna e piscina.
Sintomas e fases
Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida. E após um período, que pode durar muitos anos, os portadores podem se sentir assintomáticos.
Porém, após frequentes ataques e com as células de defesa funcionando com menos eficiência – até serem destruídas, pode iniciar a fase sintomática que traz consigo febres, diarréias, suores noturnos e emagrecimento.
Confira mais informações sobre fases e sintomas clicando em https://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/sintomas-e-fases-da-aids
Há tratamento para o HIV?
Muitas pessoas apresentam esta mesma dúvida. A resposta, infelizmente, é não. Mas apesar disso, há tratamentos que fazem com que as pessoas infectadas consigam viver normalmente mesmo com a doença.
Confira mais em: https://blog.vitta.com.br/2020/07/03/hiv-tem-cura-saiba-como-andam-as-expectativas-de-tratamento-em-2020/
Qual é o médico especialista em tratar a AIDS?
O médico infectologista é um profissional treinado para realizar o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças infecciosas e parasitárias.
Saiba mais em: https://www.sbmt.org.br/portal/dia-do-infectologista-o-que-e-ser-um-medico-infectologista-nos-dias-de-hoje/
Saiba Mais
Não há a transmissão do vírus quando o portador está se tratando, e com o HIV controlado, há pelo menos seis meses. Isso ocorre ao tomar as medicações corretamente e com o exame carga viral (que mede a quantidade de vírus no sangue) apresentando resultado ‘indetectável’.
Por outro lado, não há dados para afirmar que o mesmo se aplica à amamentação, portanto mulheres com HIV que estejam amamentando, mesmo estando indetectáveis, recomenda-se que não amamentem.
Se passar por alguma situação de risco, procure uma unidade de saúde imediatamente, informe-se sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e faça o teste. Saiba aqui onde encontrar um serviço de saúde perto de você.
Ações de endomarketing para o Dezembro Vermelho
Relacionamos algumas ideias que podem ser trabalhadas pela sua empresa para conscientizar os colaboradores a respeito desta importante campanha.
1 . Atualize sua Intranet
Banners ou templates temáticos, postagem na aba “notícias” ou atualização em “Links úteis” que direcione os usuários para sites com informações relevantes sobre a prevenção ao vírus e apoio aos portadores auxiliam para o reforço da campanha Dezembro Vermelho. Manter a sua plataforma de comunicação interna atualizada contribui muito para o engajamento dos colaboradores.
2 . Entregue um laço vermelho e uma mensagem para cada colaborador
Registrar o momento com a entrega de um mimo para as pessoas favorece a lembrança de conscientização e apoio à esta campanha.
3 . Agende uma palestra com uma autoridade da Saúde
Contratar um profissional que possa discorrer sobre os mais diversos assuntos relacionados ao HIV (como se prevenir, como não se contrai – e como se contrai, por exemplo), além de esclarecer mitos e verdades a respeito deste vírus, será uma ação diferencial na rotina dos seus colaboradores.
4 . Organize uma caminhada consciente
Reúna os colaboradores em uma data propícia à maioria para realizar uma caminhada de conscientização. Tal ação poderá ser acompanhada de camisetas temáticas e outros itens, como por exemplo, squeezes personalizado contendo a cor vermelha da campanha.
5 . Incentive o trabalho voluntário
Algumas organizações realizam incríveis trabalhos envolvendo soropositivos e contam com a colaboração de pessoas engajadas em ajudar. Organize para que sua empresa e os colaboradores realizem doações ou mesmo façam trabalhos voluntários e contribuam assim com a causa Dezembro Vermelho.
Conheça https://soropositivo.org/ e https://giv.org.br/ e seja voluntário na luta contra a AIDS.
E caso queira conhecer um sistema que reúne pessoas e informações em um só local, com mais de 100 funções para comunicar e atualizar colaboradores, promovendo o engajamento inclusive para campanhas como Dezembro Vermelho, clique no botão abaixo e nossa equipe entrará em contato.