Abril Verde, segurança e saúde do trabalhador e ideias de ações para endomarketing na sua empresa.
Durante o mês de abril, diferentes órgãos públicos e instituições aderem à campanha Abril Verde, que promove a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde dos trabalhadores brasileiro.
O mês de Abril foi o escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.
Segundo uma matéria da Revista Proteção, publicada em seu portal, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, comentou sobre a situação inaceitável de 2,3 milhões de mortes por ano por acidentes e doenças do trabalho, sobre 860 mil pessoas que sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo.
Ainda segundo a revista, ele estimou que os custos globais podem chegar a 2,8 trilhões de dólares anualmente.
Aqui no Brasil, o ranking de cidades com maiores números de acidente estão:
1º lugar: São Paulo (254.208);
2º lugar: Minas Gerais (77.252);
3º lugar: Rio Grande do Sul (59.627);
4º lugar: Paraná (52.132);
5º lugar: Rio de Janeiro (51.036).
A soma dos acidentes da região Sul é responsável por 158.113 acidentes, que se aproxima de 22% do total nacional. As faixas etárias que têm entre 20 e 34 anos são as mais atingidas, e a relação entre gêneros mostra que a incidência é maior entre homens (494.746) do que entre mulheres (223.152).
Já no ranking geral o Brasil ocupa o 4º lugar de acidentes fatais de trabalho, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), onde são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.
No dia 07 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, que foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, a data foi criada em 1948, e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
Segundo a OMS “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Todos os anos, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS. O tema deste ano de 2021 será “Construindo um mundo mais justo e saudável”.
Além disto este ano terá um motivo especial: a OMS declarou o ano de 2021 como “Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores” por conta da dedicação que eles vêm demonstrado, além do sacrifício e compromisso extremos para vencer a pandemia da Covid-19.
6 Dicas de ações de Endomarketing para celebrar o Abril Verde na sua empresa
Veja aqui algumas ações de comunicação e endomarketing para realizar com seus colaboradores e promover a campanha Abril Verde.
Decore a sua empresa e a intranet
As campanhas de meses especiais geralmente tem a característica de cores, o que facilita na hora de decorar a sua intranet e o ambiente de trabalho.
Você pode utilizar bexigas, adesivos, entre outros e decorar tanto os ambientes de trabalho e locais específicos, como o hall de entrada. Além disso, é possível adequar a sua intranet utilizando as cores do mês e inserindo alguns banners sobre o tema.
Palestras e Treinamentos
As palestras ainda são uma das melhores formas de informar os seus colaboradores sobre o Abril Verde e a segurança e prevenção à acidentes de trabalho.
Se você tiver profissionais capacitados na sua empresa, eles mesmos podem realizar estas ações, mas é interessante também convidar outros especialistas para falarem sobre o tema. Vale lembrar que, mesmo com a pandemia, é possível realizar esse bate papo de maneira virtual, conscientizando seus colaboradores e mantendo-os seguros neste momento delicado.
Kit para palestras
Por conta da pandemia, muitas empresas estão fechadas, trabalhando apenas no formato home office. Por essa razão, você já pensou em enviar um Kit para seus colaboradores assistirem palestras online?! Você pode enviar um panfleto informativo sobre o assunto, lápis, caneta, caderno ou bloco de anotações, além de um imã ou broche com o tema Abril Verde.
Realize a SIPAT
O mês de Abril é um ótimo mês para promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e esta é uma maneira bem interessante de sua empresa participar da campanha Abril Verde.
Durante a SIPAT existem alguns temas que são obrigatórios de se trabalhar, porém, você pode aproveitar a semana e realizar também ações relacionadas à prevenção de acidentes, alimentação, ergonomia ou à saúde mental.
Utilize a Gamificação
A Gamificação é uma das melhores formas de transmitir informações, garantindo o aprendizado através dela. Ela pode ser utilizada tanto dentro como fora da sua intranet, portanto, você pode realizar ações com dinâmicas para os colaboradores, incentivando que estejam informados sobre assuntos importantes sobre segurança do trabalho e recompensando-os por isso.
Um exemplo: peça aos colaboradores para identificarem quais são os erros mais comuns dentro da empresa que vão contra as regras da SIPAT. Aqueles que estiverem bem informados poderão ser recompensados com medalhas virtuais ou diferentes brindes, caso a sua empresa opte por eles.
Teste os conhecimentos com QUIZ
Formular algumas perguntas relacionadas à segurança e saúde do trabalhador, seguidas de respostas que podem ser preenchidas através de um QUIZ, é uma maneira interativa e eficaz de compreender quão atualizados os seus colaboradores estão.
Identifique os gaps a serem corrigidos antes de algum possível dano ou prejuízo relacionados à acidentes na sua empresa.
O mês de Abril tem uma temática muito importante e interessante e é ótimo para realizar a reciclagem de treinamentos, além de implantar novas medidas voltadas à segurança dos colaboradores.
Torne a comunicação com seus colaboradores cada vez mais eficiente com diversas iniciativas sugeridas pela equipe MMCafé. Fale com nossos especialistas, caso queira conhecer a nossa plataforma premiada por 2 vezes como a melhor Intranet do Brasil.